Notícias e eventos
Know-how

Agronegócio pode crescer 5% e engrenar a economia em 2022

O setor de agronegócio no Brasil conseguiu gerar 185 mil empregos no ano de 2021, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Essa geração de empregos aconteceu mesmo em meio ao cenário marcado por uma crise hídrica e sanitária que tem sido enfrentada pelo país e a índices econômicos que indicaram estagnação econômica. O contexto positivo se deu impulsionado pelos preços de commodities agrícolas como soja, milho e açúcar, os quais demonstraram boa rentabilidade, com alto volume de exportações.

Previsões para o ano de 2022

Em 2022, os índices do setor de agronegócio no cenário nacional também são promissores, com uma previsão de crescimento de 5% em relação ao ano passado. O setor deve ser um dos responsáveis por colaborar para que a economia alavanque e volte a crescer de norte a sul. Com a valorização do dólar e o avanço da demanda externa, as exportações de gêneros como a soja devem continuar em ritmo acelerado. Afinal, é possível notar que houve redução dos estoques internacionais de produtos agrícolas, o que indica necessidade de reposição e pode fazer com que a produção nacional prossiga com bons resultados. Além disso, o preço de produtos como café, milho, soja e carne bovina devem continuar em alta, o que é benéfico para os produtores dessas culturas, que podem potencializar ainda mais seus ganhos nos próximos meses.

Por essa razão, este é um setor econômico que atrai inclusive o olhar de investidores, já que a atividade do agronegócio chega a representar 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. A entrada de capitais faz com que o setor se desenvolva e tenha novas fontes de investimento. Logo, uma tendência é que o setor se fortaleça ainda mais através de repasse de recebíveis como a CPR (Cédula de Produto Rural) e duplicatas, em operações estruturadas como CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) e FIDCs (Fundos de Investimento em Direito Creditório). Por isso, é essencial que produtores mantenham uma carteira de investimentos equilibrada com processos digitalizados e busquem informações sobre investimentos e mercados de capitais.

Vale apontar que o agronegócio nacional é um dos mais competitivos do mundo em função da grande extensão territorial brasileira, da diversidade de culturas produzidas, da tecnologia inserida no cultivo e na qualidade do que é produzido. Falando em tecnologia, pode-se destacar que a adoção da tecnologia 5G tende a aumentar a importância das decisões baseadas em dados no universo agrícola. Processos como manejo de pragas, controle de produção, otimização da fertilização, controle de estocagem e armazenamento continuarão em processo de expansão. Por isso será essencial que grandes proprietários lancem mão da tecnologia e de boa conectividade com acesso à internet de qualidade para potencializarem o seu crescimento e reduzirem o desperdício da sua produção.

Kuhn Brasil

A Kuhn Brasil oferece uma diversificada oferta de produtos e serviços para o setor agrícola, contribuindo para o êxito dos empreendimentos dessa área. A empresa fornece máquinas agrícolas, como semeadoras, plantadeiras e pulverizadores a fim de facilitar o cultivo.

Já no setor de pecuária a Kuhn Brasil disponibiliza produtos como processadores de fardos e distribuidores de esterco. Todos com o intuito de atender as necessidades do setor agropecuário no país.

Clique aqui e saiba mais.

Outros notícias

Todas notícias