Notícias e eventos
Know-how

Agricultura: Quais os impactos causados pelas chuvas irregulares?

O Brasil enfrenta, desde o ano passado, um período marcado por secas e chuvas irregulares, que atingem diversos estados, e esse fato gera consequências no resultado geral da produção agrícola nacional.

As chuvas irregulares no Brasil

O problema da seca que afetou principalmente os estados do Sudeste e do Sul do país tem ligação com o fenômeno do La Niña, mas também em decorrência das instabilidades climáticas provocadas pela questão do aquecimento global, que aumenta os casos de secas e de inundações provocadas por chuvas excessivamente fortes. Vale apontar que, por chuva irregular, entende-se que são chuvas alternadas com longos períodos de seca e mal distribuídas em regiões onde, até então, eram mais constantes.

As chuvas irregulares são fatores naturais que impactam diretamente no êxito da produção ao lado de outras condições como umidade, temperatura e ventos.

Perda de produtividade na agricultura

A falta de umidade do solo pode prejudicar o cultivo agrícola, pois dificulta o desenvolvimento das plantas. Esse fato preocupa, sobretudo, quem trabalha com culturas como a soja, batata, feijão e milho. Já foi possível notar, inclusive, a perda de qualidade da produção da safra de soja em muitas propriedades produtoras no Sul do país em decorrência das altas temperaturas.

A safra de 2020/2021 já havia passado por um problema semelhante, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que previu uma perda de 2,1 milhões de toneladas de milho, tendo em vista sua plantação fora da janela ideal, causada pela escassez de chuvas no período aguardado por produtores.

Para minimizar os efeitos da seca e da irregularidade pluviométrica, os agricultores podem utilizar algumas estratégias relativas ao manejo adequado do solo. Uma delas é usar a palhada no solo, já que isso colabora para reduzir a evaporação, mantendo parte da umidade no terreno plantado.

É importante que a previsão de precipitações e os dados meteorológicos sejam constantemente monitorados pelos agricultores, por meio de aplicativos ou da leitura da previsão do tempo gerada pelos órgãos públicos competentes para que, a partir disso, sejam feitos os devidos planejamentos na safra. Se necessário, entram em cena os insumos, que, quando aplicados, melhoram a produção.

As informações sobre o tempo e sobre novas tecnologias podem ser o diferencial para ter uma safra com bons resultados ou para minimizar os danos gerados pela irregularidade das chuvas. O excesso ou a ausência de chuvas interferem, até mesmo, no tempo de ação dos agrotóxicos e será necessário também se atentar a isso. Portanto, é interessante contar com o auxílio de profissionais como um técnico agrícola a fim de reduzir os danos das chuvas irregulares na produção agrícola deste ano.

Kuhn Brasil

A Kuhn Brasil é líder mundial na comercialização de diversos produtos, como máquinas agrícolas, capazes de potencializar a produção no setor da agricultura.

São ferramentas importantes para reduzir os danos ocasionados pelas chuvas irregulares nos sítios e fazendas de todo o Brasil. Afinal, com tecnologia apropriada aplicada ao setor agrícola, a produção pode alcançar melhores resultados.

Outros notícias

Todas notícias