Detalhe da máquina SDE

Aumente sua produtividade com simplicidade e precisão

A semeadora SDE é versátil e robusta, com alto poder de corte na palha e grande aplitude de flutuação nas linhas de plantio. Os sistemas de transmissão e distribuição garantem a mais alta precisão independente da cultura.

Encontre um revendedor próximo de você

A semeadora SDE foi desenvolvida com um conjunto de características e benefícios para proporcionar aos produtores uma máquina robusta, simples e precisa. Com alto poder de corte e chassi com tubos elevados a SDE é uma semeadora de alta performance, mesmo em condições adversas em lavouras com muita palha ou relevo acidentado.As linhas de plantio pantográficas são fabricadas em ferro fundido resistente e de alta durabilidade. O reservatório em aço inox possui uma divisória móvel, com isso a proporção adubo x semente pode ser ajustada de acordo com a necessidade. A SDE conta com um sistema de caixas variadoras na transmissão que garantem uma regulagem precisa, ergonômica e rápida

O dosador Helica é capaz de distribuir com precisão e homogeneidade adubos com qualquer granulometria e sementes das mais variadas culturas de grãos finos.
SDE no trabalho

Benefícios

Não importa o adubo e nem a cultura, a precisão está garantida

Foto do dosador Helica montado na máquina

Dosador Helica

O dosador Helica é uma exclusividade das semeadoras KUHN. Desenvolvido para alcançar a máxima precisão com robustez e durabilidade.O rotor helicoidal é capaz de distribuir com homogeneidade adubos com qualquer granulometria e sementes de todos os tamanhos e formas. Mais eficiente que os dosadores de fluxo comuns, o dosador Helica garante doses precisas e homogêneas com baixo coeficiente de variação de uma linha para a outra, mesmo em lavouras inclinadas ou com relevo acidentado, e não é afetado por vibrações.Fabricado em aço inox e polímeros com alta qualidade, o dosador Helica possui resistência ao desgaste, proporcionando longa vida útil e baixo índice de manutenção.

Testada e aprovada na DLG (German Agricultural Society)

Emergência da lavoura chegando a 97%; variação da dose regulada com média de 1,2% e coeficiente de variação entre as linhas em áreas inclinadas menor que 2%, com esses valores a alta produtividade na lavoura de trigo está garantida. O dosador Helica foi avaliado em uma das instituições de pesquisa agrícolas mais respeitadas do mundo. A DLG (Sociedade Agrícola Alemã - traduzido do alemão Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft) avaliou o sistema de distribuição da SDE através do método Fokus, com o objetivo de medir a qualidade da semeadura. Foram avaliados (a) emergência da lavoura, (b) variação da dose regulada e (c) coeficiente de variação entre as linhas para três culturas: trigo, cevada e canola. Os números impressionam, comprovando na prática a precisão e eficiência do sistema.
Tabela demonstrando os resultados do Teste Fokus.

Ergonomia e simplicidade nas regulagens

Foto destacando a caixa variadora montada na lateral da SDE

Caixa variadora de transmissão

A caixa variadora com 6 cames proporciona um ajuste preciso das dosagens. Selada, com os componentes em banho de óleo, não requer lubrificação, minimizando o custo de manutenção. A regulagem da dose é facilmente realizada através de alavanca própria, não sendo necessário que o operador manuseie correntes e engrenagens, evitando o risco de acidentes. Com a caixa variadora todos os ajustes e calibrações da SDE são realizados com a máquina estática, sem a necessidade de deslocar a mesma no campo ou na estrada para medir o adubo e a semente distribuídos, evitando desperdício de insumo e possibilitando o operador realizar toda a calibração com maior comodidade.

Bandeja coletora de insumos

A SDE possui uma bandeja coletora para, em conjunto com a caixa variadora, permitir uma calibração ergonomica, rápida e precisa. Através da mudança das alavancas para a posição de calibração, a calha é deslocada abrindo espaço para a colocação das bandejas logo abaixo dos dosadores Helica. Todo adubo e semente que fluem dos dosadores são coletados nas bandejas, permitindo ao operador realizar a calibração de todas as linhas ao mesmo tempo, com agilidade, precisão e segurança. Um sistema eficiente e limpo, que além de melhorar as operações com a SDE, possibilita ao produtor economizar insumos, pois o conteúdo das bandejas, após serem pesados, podem retornar ao reservatório.
Bandeja coletora de insumos na posição de coleta realizando a calibração de sementes de trigo

Divisória do reservatório

O reservatório da SDE conta com um exclusivo sistema de ajuste de volume para adubo e semente. Uma divisória móvel e ajustável sem a necessidade de ferramentas, permite ao produtor escolher qual a melhor proporção adubo/semente em função da dose necessária, aumentando a performance da semeadora. Com esse ajuste, as paradas podem ser planejadas para otimizar o abastecimento, reduzindo o tempo ocioso e melhorando a logística operacional na lavoura. Com escalas que indicam a capacidade do adubo e da semente, a regulagem é realizada com leitura direta do operador do volume de cada insumo, conferindo um ajuste ergonômico, rápido e eficiente.
Reservatório abastecido com destaque na divisória móvel

Longa vida útil e sem manutenção

Dosadores Helica, eixos e chapa do reservatório em aço inox

Aço inox de alta qualidade

  • Reservatório
O reservatório da SDE foi desenvolvido com chapas de aço inox de alta qualidade, conferindo durabilidade e longa vida útil. Projetado com um conceito que evita soldas e prioriza a montagem com parafusos, o reservatório possui geometria que concilia robustez e acabamento.
  • Dosadores Helica
Os dosadores também são confeccionados em aço inox, evitando o desgaste prematuro dos componentes, mantendo a precisão nas dosagens por mais tempo, aliando durabilidade e manutenção da precisão.
  • Eixos
Os principais eixos da SDE são fabricados com barras de aço inox, possibilitando proteção completa dos elementos que trabalham em contato com os insumos ao mesmo tempo que minimizam o desgaste por atrito.

Pantógrafos selados e componentes robustos

As linhas de plantio da SDE foram concebidas visando a robustez e flexibilidade que o plantio direto exige. Com sistema de articulação pantográfico, o que garante a melhor flutuação em terrenos acidentados, as linhas de plantio possuem ajustes rápidos e sem a necessidade de ferramentas. Com um sistema de buchas seladas e em constante lubrificação, não há a necessidade de lubrificações periódicas e a vida útil das articulações é prolongada. Com vedação total através de anéis o-ring e com um reservatório interno de graxa, as buchas das articulações não sofrem desgastes em razão do atrito, minimizando a folga nas linhas, extendendo a durabilidade dos componentes.
Vista em corte da articulação selada e vista explodida da articulação com a linha

Equipamentos

Vista traseira em perspectiva da SDE em posição de trabalho rebocada pelo trator

Especificações

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
 
Número de linhas
Espaçamento (cm)
Capacidade do reservatório de semente (L)
Capacidade do reservatório de adubo (L)
Sistema de transmissão da semente
Sistema de transmissão de adubo
Sistema de regulagem semente
Sistema de regulagem adubo
Largura de trabalho (m)
Largura de transporte (m)
Peso (Kg)
Requisitos do trator - levante
Potência mínima do trator (cv)
Velocidade de trabalho (Km/h)
Requisitos do trator - marcador de linha
Dosador de adubo
Dosador de semente
Pneus
SDE 3000 SDE 4500
19 27
15,80 15,80
640 a 1040 1050 a 1600
740 a 1140 1100 a 1750
Caixa variadora Caixa variadora
Caixa variadora Caixa variadora
Fuso regulador Fuso regulador
Fuso regulador Fuso regulador
2,84 4,10
3,00 4,50
4000 5000
1 válvula de dupla ação 1 válvula de dupla ação
115 165
De 4 a 10 De 4 a 10
1 válvula de dupla ação 1 válvula de dupla ação
Helica Helica
Helica Helica
400 x 60 x 15.5 / 14 lonas 400 x 60 x 15.5 / 14 lonas

Mídia