ORIZA

A eficiência e a robustez de uma semeadora KUHN para o seu plantio de arroz

Específica para o plantio de arroz, a semeadora mecânica ORIZA é uma máquina forte, robusta e eficiente. Fruto da união do conhecimento e da tradição KUHN na orizicultura, ela é ofertada com 26 e 32 linhas.

Encontre um revendedor próximo de você

O cultivo de lavouras de arroz exige das semeadoras muita resistência e durabilidade, pensando nisso, a KUHN uniu todo o seu conhecimento à sua tradição e desenvolveu a semeadora mecânica ORIZA: uma máquina que atende a todas as necessidades dos orizicultores e suporta com excelência os altos patamares de esforços transferidos ao chassi, rodados e demais componentes estruturais. Além disso, os reservatórios da Oriza se caracterizam por sua alta capacidade e garantem menos paradas para abastecimento, otimizando a jornada de trabalho e proporcionando o plantio na hora certa. Somam-se a isso, o fato de suas linhas de plantio utilizarem componentes de alta resistência, projetados especialmente para o plantio de arroz; bem como a eficiência dos aros limitadores, dos compactadores e dos elementos que proporcionam a limpeza desses. Todo esse conjunto de características faz da semeadora mecânica ORIZA a semeadora ideal para melhorar o estande das lavouras arrozeiras.
2_ORIZA_static.jpg

Benefícios

Robustez que o plantio de arroz exige

Foto com vista lateral da semeadora mecânica ORIZA transpondo uma taipa com destaque no rodado e cabeçalho.

Componentes estruturais robustos

O plantio de arroz é uma atividade severa, em que a constante transposição das taipas exige uma semeadora de alta durabilidade e resistência superior, ao compararmos com o maquinário utilizado para o plantio de outras culturas. Por isso, os principais componentes da semeadora mecânica ORIZA foram projetados, testados e validados sob os mais rígidos parâmetros estruturais: seu chassi utiliza tubos estruturais reforçados com perfis dobrados e travessas precisamente posicionadas para garantir rigidez ao transpor as taipas; os rodados externos e articulados garantem o contato com o solo independente do relevo, resultando em uma transmissão constante; e o cabeçalho da ORIZA foi dimensionado para suportar os esforços de tração presentes no trabalho sobre as taipas, pois sua ponteira rotulada atua na redução desse esforço na barra de tração do trator.

Elementos da linha de plantio em ferro fundido

As linhas de plantio da ORIZA são robustas. Com alta performance no plantio sobre taipas, os principais componentes foram desenvolvidos em ferro fundido de altíssima qualidade. A garra da linha possui geometria especialmente projetada para proporcionar o melhor desempenho no plantio de arroz. Os espaçadores possuem alta resistência ao desgaste mantendo o perfeito espaçamento entre as linhas de plantio, necessitando de apenas dois parafusos para a montagem, seu ajuste é rápido e ergonômico. O sulcador é fixado na linha de plantio através de uma flange, garantindo o perfeito ajuste e posicionamento. O tubo da linha não é recortado e os condutores de adubo e semente não o atravessam, aumentando a resistência da linha a torção e evitando o acumulo de insumos no interior do tubo, evitando a corrosão do mesmo, prolongando a vida útil dos componentes.
Imagem renderizada da linha de plantio da semeadora mecânica ORIZA mostrando os componentes em ferro fundido.

Mantém a integridade das taipas

Foto do sistema de ajuste de pressão da semeadora mecânica ORIZA mostrando as molas e seu suporte.

Linhas de alta flutuação

As linhas de plantio da semeadora mecânica ORIZA possuem a flutuação necessária para um plantio eficiente e de qualidade. Independente da condição, a máquina ajusta-se facilmente para assegurar a uniformidade do plantio em terrenos irregulares ou sobre as taipas. Isso é possível pois a ORIZA possui um sistema de regulagem da pressão de corte das linhas composto por vareta e três molas: a vareta mantém as molas alinhadas no suporte e garante que a força de atuação seja aplicada no mesmo ponto; as três molas, por sua vez, são utilizadas e combinadas conforme as condições do terreno, podendo ter a diminuição do seu número para reduzir a pressão das linhas no solo. O resultado é um poder de corte excelente para as situações mais adversas, seja em solos macios ou em plantio convencional.

Compactadores projetados para o arroz

O compactador da ORIZA foi desenvolvido com o braço de articulação em ferro fundido, conferindo a robustez necessária para o plantio nas taipas. A roda perfilada trabalha ao lado do sulco, garantindo o fechamento do mesmo e compactação das sementes, evitando os bolsões de ar. Além disso o ângulo da roda pode ser ajustado para melhorar a eficiência na compactação. Mesmo nas condições de plantio mais severas, o limpador da roda perfilada possui a eficiência necessária para evitar o acumulo de barro na superfície de fechamento, garantindo qualidade máxima no plantio. Além disso o ajuste de pressão é realizado sem a necessidade de ferramentas, proporcionando ergonomia e agilidade nos ajustes.
Foto detalhada dos compactadores em trabalho transpondo uma taipa.

Plantio de arroz com máxima eficiência

Na imagem da esquerda, detalhe do limpador externo com as direções de ajuste e as molas do limpador interno. Na imagem da direita, um panorama das linhas com destaque para os limpadores.

Limpadores arrozeiros

É impossível um plantio de arroz uniforme sem a presença de limpadores eficientes e aros limitadores de ótimo desempenho: eles são essenciais para que a lavoura atinja a sua melhor performance. Pensando nisso, a semeadora mecânica ORIZA oferece o melhor em garantia e eficiência em seus limpadores, proporcionando um estande de plantas homogêneo, de alta qualidade, com produtividade e retorno elevados. Os limpadores da ORIZA possuem elementos diferenciados: regulagem em duas direções, que possibilita a limpeza total dos aros e do disco, assegurando a profundidade de plantio uniforme; e os raspadores internos dos discos possuem um sistema autoajustável com mola, o que mantém a pressão constante, independente do desgaste.

Reservatórios de alta capacidade

Os reservatórios da ORIZA possuem, em média, 25% a mais de capacidade em relação aos modelos concorrentes, permitindo um plantio com menos paradas para abastecimento. Isso otimiza a jornada de trabalho e garante a semeadura no momento certo, mesmo nas mais estreitas janelas de plantio. Além disso, os reservatórios da semeadora mecânica ORIZA são produzidos em polietileno, propiciando um melhor escoamento e alta resistência à corrosão, o que evita danos ocasionados pelos fertilizantes e prolonga a vida útil do equipamento. Ainda, de forma opcional, a ORIZA conta com uma versão voltada só para sementes, que maximiza o rendimento na lavoura. ORIZA é confiabilidade, autonomia e segurança para um excelente desempenho em diversas situações.
Vista superior dos reservatórios da semeadora mecânica ORIZA após o abastecimento de sementes.

Equipamentos

Vista lateral da semeadora mecânica ORIZA estática na lavoura.

Especificações

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
 
Número de linhas
Espaçamento (cm)
Capacidade do reservatório de semente (L)
Capacidade do reservatório de adubo (L)
Sistema de transmissão da semente
Sistema de transmissão de adubo
Sistema de regulagem semente
Sistema de regulagem adubo
Largura de trabalho (m)
Largura de transporte (m)
Peso (Kg)
Requisitos do trator - levante
Potência mínima do trator (cv)
Velocidade de trabalho (Km/h)
Dosador de adubo
Dosador de semente
Pneus
ORIZA 26 LINHAS ORIZA 32 LINHAS
26 32
17 17
1400 1680
1730 2050
Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens
Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens
Fuso regulador Fuso regulador
Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens
4,25 5,27
3,25 3,25
5800 6400
1 válvula de dupla ação 1 válvula de dupla ação
120 140
4 a 8 4 a 8
Plantfácil Plantfácil
Rotor acanalado helicoidal Rotor acanalado helicoidal
TM95 18.4 - 30 12 lonas TM95 18.4 - 30 12 lonas

Mídia