Foto desviada do PRIME AT M

A combinaçao ideal entre eficiência no plantio e praticidade no autotransporte

Os modelos de 13 a 19 linhas da plantadeira PRIME AT mecânica destacam-se por apresentar uma solução eficiente para autotransporte. Seu chassi robusto, com articulação central, proporciona maior robustez e um plantio de qualidade nas condições de solo mais desafiadoras.

Encontre um revendedor próximo de você

Realizar o transporte das máquinas e implementos de uma área para a outra com agilidade e segurança é uma necessidade que vem crescendo em função de uma nova realidade de trabalho no campo. Nesse sentido, a diminuição da largura de transporte para facilitar a passagem por porteiras, pontes ou mesmo estradas estreitas é fundamental. Sabendo dessa necessidade, a plantadeira PRIME AT mecânica foi desenvolvida tendo como destaque uma solução eficiente para o seu transporte. A sua estrutura robusta, com reservatórios montados ao longo do chassi, uniformiza a distribuição de peso em toda a estrutura da máquina, equalizando a pressão dos pantógrafos sobre o solo. Além disso, o seu alto poder de corte, articulação central do chassi e linhas de alta flutuação aliada aos dosadores Precision Planting, são caraterísticas que garantem um plantio de alta qualidade, independente das condições de solo ou palhada.
Side view of machine in transport position

Benefícios

Menor largura para o autotransporte

View of the machine pulled by tractor

Transporte com praticidade e eficiência

O transporte da plantadeira da sede da propriedade até as lavouras, bem como seu o deslocamento entre os talhões de plantio localizados em diferentes distâncias, passando por porteiras e pontes mais estreitas, é uma necessidade que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Na plantadeira PRIME AT mecânica, o operador consegue controlar a abertura e fechamento da máquina com grande agilidade e segurança, diretamente da cabine do trator. Com o auxílio de duas válulas de dupla ação do trator, a PRIME AT mecânica é alternada da sua posição de trabalho para transporte em menos de um minuto, garantindo que seu deslocamento aconteça de forma segura e eficiente.

Chassi com articulação central

A plantadeira PRIM AT mecânica possibilita um plantio de alta eficiência operacional, garantindo um estande uniforme de plantas e consequente aumento na produtividade. A presença de uma articulação central permite que a plantadeira oscile 8º para baixo e 13º para cima. Essa característica, aliada a alta flutuação dos pantógrafos, faz com que as linhas estejam sempre em contato com o solo, garantindo um plantio de qualidade, independente das condições de solo ou palhada. Portanto, independente da condição do relevo, a plantadeira PRIME AT mecânica é capaz de copiar com perfeição as irregularidades do terreno e curvas de nível, proporcionando uma profundidade de deposição de sementes uniforme, o que é fundamental para uma perfeita germinação das sementes.
Chassi bending up and down

Maior robustez

Tendo em mente as condições de trabalho mais desafiadoras que uma plantadeira pode encontrar, a PRIME AT mecânica foi desenvolvida com rodados mais largos e robustos para proporcionar maior capacidade de carga para suportar o dia a dia de trabalho no campo e o transporte com total segurança e agilidade. A resistência se estende também ao novo conceito de chassi auto transportável que teve como princípio proporcionar uma estrutura compacta e robusta, garantindo uma maior vida útil a todo o conjunto. A distribuição de peso ao longo do chassi da plantadeira PRIME AT mecânica resulta em uma máquina estável e permite que todas as linhas de plantio recebam a mesma carga, auxiliando o corte e a penetração em solos mais duros. Isso é possível pelos reservatórios de sementes da PRIME AT mecânica estarem distribuídos ao longo de toda extensão do chassi.
View of the wheels

Otimização do potencial genético da semente

Side view of the cutting disc on the soil

Alto poder de corte

A plantadeira PRIME AT mecânica possui uma combinação de elementos que resulta em um excelente poder de corte, mesmo em condições em que o volume de palha atinge níveis elevados. O seu disco de corte possui flutuação vertical e raio de giro suficientes para desempenhar um trabalho de cisalhamento com eficiência e qualidade. O corte eficiente da palha é importantíssimo para que as sementes não sejam envolvidas pela mesma, caso em que o contato com o solo seria impedido e, consequentemente, a germinação e o acesso aos nutrientes estariam dificultados. Além disso, a plantadeira PRIME AT mecânica oferece opções para diferentes condições de solo e discos de cortes liso e turbo. Esse último, além de cortar a palha, proporciona a movimentação e descompactação do solo, evitando o espelhamento do sulco e facilitando a penetração dos sulcadores de adubo e semente.

Dosadores de adubo

Dosar o fertilizante de maneira precisa e uniforme, além de garantir o seu posicionamento correto na base do sulco, são fatores fundamentais para se eliminar desperdícios e maximizar a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para isso, a PRIME AT mecânica possui de série o dosador de adubo Toplanting que, com seu sistema de duplo sem fim, atinge alta estabilidade de distribuição tanto em volume quanto em pulsação, distribuindo a mesma quantidade de adubo em qualquer grau de inclinação, seja longitudinal ou lateral. Como opção, está disponível o dosador Fertisystem que se destaca por trabalhar com uma rosca sempre cheia e possuir uma câmara de represamento, que transborda quantidades de fertilizantes uniformes e homogêneas, independentemente da granulometria e das variações topográficas da lavoura.
Fertilizer dosers clean view

Baixo revolvimento do solo

A plantadeira PRIME AT mecânica possui sulcador com discos duplos defasados (com tamanhos diferentes e eixos concêntricos), opcionalmente para a linha de adubo e de série para a linha de semente. Dentre os benefícios desse conceito, em relação aos sistemas com discos desencontrados (com o mesmo tamanho e eixos desalinhados), estão a maior capacidade de penetração no solo e, ao mesmo tempo, o menor revolvimento do sulco, pois possuem menor ângulo entre os discos. Essa característica é fundamental, pois, ao realizar uma operação com menor movimentação do solo, a plantadeira PRIME AT mecânica garante todos os benefícios do plantio direto, resultando em aumento de produtividade para o produtor.
Side view of de double discs

Ajustes simples e ergonômicos

A plantadeira PRIME AT mecânica possui o mesmo conceito da linha de plantadeiras KUHN quando o tema se refere a ajustes e calibração. Assim como as demais plantadeiras e semeadoras, as principais regulagens da PRIME AT mecânica dispensam o uso de ferramentas, pois estão equipadas com mecanismos que prezam a agilidade e a segurança do operador. Ajustes na transmissão de adubo e de semente, profundidade de deposição de semente e pressão do compactador são os principais exemplos de calibrações necessárias e fundamentais para a execução do plantio. Pensando nisso, a plantadeira PRIME AT mecânica possui sistemas que agilizam a regulagem da máquina e facilitam o dia a dia do produtor.
View of a hand adjusting

Maior precisão na deposição da semente

Clean view of the row units oscillation

Pantógrafos de alta flutuação

A capacidade de acompanhar as variações do relevo durante o plantio é fundamental para a manutenção da profundidade constante de deposição da semente no sulco. Com 45 cm de amplitude, as linhas pantográficas da plantadeira PRIME AT mecânica, possuem uma das maiores flutuações do mercado, capazes de proporcionar um plantio eficiente em qualquer condição de relevo e volume de palhadas. Os quatro pontos móveis aliados a um sistema de mola interna com pressão ajustável, possibilita a oscilação vertical necessária para o plantio com qualidade nas condições de terreno mais desafiadoras. A presença de tecnologias que dispensam a lubrificação das articulações dos pantógrafos diariamente economiza tempo e são diferenciais que aumentam a produtividade e a vida útil do equipamento.

Dosador de sementes mecânico

A plantadeira PRIME AT mecânica conta com os tradicionais discos alveolados dos dosadores de semente KUHN para possibilitar um bom estande de plantas. Nesse sistema há um disco com classificação relativa à espessura, diâmetro e número de furos para cada cultura. Como opção, está disponível o dosador Titanium que, através de seu sistema de escovas condutoras, minimiza o dano mecânico nas sementes e favorece a precisão na dosagem. Independentemente do tipo de dosador escolhido, a plantabilidade característica dos modelos KUHN proporcionará as condições ideais para deposição das sementes na profundidade desejada e o perfeito fechamento do sulco para uma rápida absorção de umidade e posterior germinação das plântulas.
Clean view of the seed dosers

Monitoramento do plantio

Com ajustes para operação intuitivos, o monitor de sementes MP36 destaca-se pela precisão nas informações e pela simplicidade no seu uso. Com ele, é possível visualizar simultaneamente a queda de sementes em até 36 linhas, além de fornecer dados sobre sementes por metro linear, sementes por hectare, velocidade de trabalho e área total plantada. Sua tela iluminada possibilita o trabalho noturno, enquanto um alarme sonoro e luminoso avisa a ocorrência de falhas para uma maior comodidade e total segurança durante o plantio. Além disso, permite a comunicação com os sistema Fieldview para geração de mapas de plantio e relatório de falhas por linha.
View of the MP36 seed monitor

Sementes perfeitamente acondicionadas

A uniformidade de deposição da semente em profundidade no solo é tão importante quanto o seu espaçamento dentro do sulco. O conjunto limitador de profundidade Planter da PRIME AT mecânica foi concebido com rodas limitadoras de aro fechado que ajudam a manter a terra dentro do sulco. A possibilidade de ajuste de ângulo entre as rodas limitadoras proporciona um melhor desempenho durante o plantio, independentemente da quantidade de palha no solo. Sua, alta capacidade de oscilação independente, melhora sua eficiência no acompanhamento de irregularidades nos mais variados tipos de solos. Por fim, o adensamento do solo junto às sementes é realizado por um compactador robusto que possui ajuste da pressão e ângulo de ação.
Side view of the machine

Equipamentos

Machine opening from transport to work

Especificações

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
 
Número de linhas
Espaçamento (cm)
Capacidade do reservatório de semente - caixa extra (L)
Capacidade do reservatório de adubo (L)
Dosador de semente
Sistema de transmissão de semente
Sistema de transmissão de adubo
Largura de trabalho (m)
Largura de transporte (m)
Pneus
Peso (Kg)
Requisitos do trator - levante
Potência mínima do trator - com disco (cv)
Potência mínima do trator - com facão (cv)
Velocidade de trabalho (Km/h)
PRIME AT 15 M PRIME AT 17 M PRIME AT 19 M PRIME AT 13 M
15 17 19 13
45 45 45 45
1454 1654 1788 1240
2024 2298 2512 1738
Disco alveolado Disco alveolado Disco alveolado Disco alveolado
Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens
Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens Caixa de transmissão por engrenagens
6,3 7,2 8,1 5,4
4,4 5,3 6,3 4,4
10.00 – 16,5 10 lonas 10.00 – 16,5 10 lonas 10.00 – 16,5 10 lonas 10.00 – 16,5 10 lonas
10560 11970 13380 10050
1 válvula de dupla ação 1 válvula de dupla ação 1 válvula de dupla ação 1 válvula de dupla ação
190 215 240 165
225 255 285 195
4 a 8 4 a 8 4 a 8 4 a 8

Mídia